Entrevista: Autista Contista

Sinopse: Organizado pelo Projeto Autista Contista com apoio da LGBTQ+Spacey, essa Antologia reúne contos protagonizados e escritos por autistas. Autista ou não, venha mergulhar nessa aventura! São diferentes personagens e tramas cativantes entrelaçadas por vivências tão diversas. Também conta com ilustrações personalizadas para cada história e uma entrevista exclusiva com cada autore.

Fundo preto com o icon do Coletivo Autista Contista. Ele consiste em um triângulo vazado virado para baixo, com uma semilua virada para cima e uma pena no centro. Abaixo está escrito o nome do coletivo.

O que é e como surgiu o projeto Autista Contista?

O Projeto Autista Contista surgiu de uma ideia que era pra ser um exercício de escrita entre amigues autistas. “Por que a gente não faz contos com protagonistas autistas?”, foi a ideia inicial, mas acabou não vingando. Revivemos a ideia agora em 2024, dessa vez, pensando em abrir ao público e publicar na Amazon.

Quais narrativas e temas estão abrangidos na antologia?

Todes protagonistas são autistas! Algumes tem moral questionável, outres estão lidando com diagnóstico tardio. Temos histórias de romance, de terror, de ação, histórias sobre crises existenciais e até luto. Como o tema era livre, temos desde histórias corriqueiras até contos que trabalham com metáforas.

Como a antologia aborda as interseções entre autismo e outras identidades marginalizadas?

Podemos dizer que a maioria dos contos tem personagens LGBT+. Talvez por ser uma intersecção comum na comunidade acabe refletindo nos textos. Mas, assim como o autismo, na maioria dos contos essas vivências são tratadas com naturalidade, apesar de em alguns aparecer questões sobre capacitismo e lgbtfobia.

Quais são as expectativas do impacto dessa antologia na vida das pessoas, sejam elas autistas ou alistas?

Queríamos números grandes, com certeza. Mas o mais importante é que queremos entregar um livro com representação diversa. Em parte, queríamos que ês autories ganhassem mais visibilidade, por outro lado, ficamos feliz de ver pessoas, tanto autistas quanto alistas, se identificando com algumas histórias, se divertindo com outras, etc.

A capa tem fundo roxo escuro e elementos em dourado. Todos elementos da capa, incluindo ilustrações e textos, estão inclinados levemente no sentido anti horário. O título do livro se encontra na parte superior, lê-se em fonte manuscrita o título "Minha Primavera, Seus devaneios" e, logo abaixo, "uma antologia de contos autistas". Abaixo, vemos a ilustração em formato de uma carta com duas mãos, com borboletas ao lado, ambas se posicionam ao redor de uma outra carta igual à principalmente, num loop infinitamente. Na parte inferior da carta, lê-se "Autista Contista". Ao fundo, vemos a sombra de uma árvore de ipê.

Classificação Indicativa: A16